Textos

Você é muito mais que a nota de uma prova.

Início de ano. Início de período letivo para muita gente. Muitos amigos foram aprovados para Universidades através do ENEM, e eu parabenizo todos por isso. Porém, vi muita gente se esforçando e falhando. E, se essas pessoas forem tão perfeccionistas e críticas consigo mesmas, como eu sou, estão se sentindo péssimas, pois gastaram seu esforço e deram tudo de si e ainda assim não conseguiram alcançar o objetivo. Para essas pessoas, eu dedico esse texto, escrito no ano passado, assim que eu recebi a minha nota do ENEM. Você é muito, muito, muito mais do que a nota de uma prova.

“Como todos sabem, hoje o MEC liberou as notas dos candidatos que prestaram a última edição do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e, é claro, que muita gente levou bomba.
Não vou escrever aqui uma mensagem para derrotados, muito pelo contrário, escreverei uma mensagem para os vencedores que correram atrás de seus objetivos e se prestaram ao papel ridículo (e obrigatório, caso você queira se candidatar à uma faculdade federal) de fazer uma prova que na realidade não avalia seus conhecimentos de toda uma vida de estudos, e sim sua resistência. Porque o ENEM não passa disso, um método que foi criado para classificar aqueles que resistirem à questões gigantescas e incalculáveis, além de sobreviver às 04:30 min ou às 05:30 min de prova, a qual somos todos submetidos.
Ah sim, não podemos esquecer também dos critérios ridículos que a banca examinadora utiliza para corrigir as redações. Alguém pode por favor me explicar como um candidato que escreve a receita de macarrão instantâneo na redação tira 1000 e alguém que disserta sobre o assunto pedido em questão, tira menos de 700? Sabe o que me parece? Que os examinadores nem se dão ao trabalho de ler nossas dissertações, ou as leem com descaso. E sinceramente? Tô cansada. Cansada do ENEM e cansada principalmente dessa forma horrível e idiota de avaliação.
Minha nota não diz nada sobre mim. A nota de todos os milhões de brasileiros que se candidataram no último ano, também não diz nada sobre eles. Não serei considerada menos inteligente se não conseguir alcançar uma bela pontuação nessa prova.
Se você tirou uma nota ruim, mesmo se esforçando para realizar a prova, não se sinta mal. Você é inteligente sim, e não é a nota dessa prova que te fará valer menos do que você realmente vale. Você é muito mais que isso, assim como eu também sou. Todos somos capazes, basta acreditar. Não se sujeite ao papel de “fracassado” por causa do resultado dessa prova, tente outra vez. A vitória sempre chega, para aqueles que acreditam.
E fica aí minha revolta.”
Instagram | Twitter | Tumblr | Snapchat: priscillaboe.
Anúncios

2 comentários em “Você é muito mais que a nota de uma prova.

  1. O ENEM é a cereja do bolo de um sistema de educação primitivo e decadente, conhecido como “ensino tradicional”. Esse tipo de ensino, que infelizmente é o que ocorre na maioria das nossas escolas, não ensina as pessoas a pensarem, e sim a serem capachos passivos em biombos apertados de empresas no futuro, afinal, uma população fácil de controlar é uma população que não pensa, e é esse tipo de investimento que o governo faz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s