Cultura · Opinião · Séries

Mad Queen?

got3

Imagem: HBO

Esse blog fala de coisa séria? Fala. Mas também fala de entretenimento, com licença:

Esse texto pode conter spoilers!

Antes de continuar a leitura, é necessário ter em mente que: escrevi esse texto no calor do momento – que até então era de muita revolta. Agora, me encontro mais calma, até porque surgiram novas teorias e supostos roteiros “vazados” que se mostraram bastante coerentes com o histórico da série. Então, existe a possibilidade de que, talvez,  esse texto não tenha lógica depois de domingo. Principalmente, se tratando de GoT.

P.S: nem entrei no mérito de discutir sobre a decepção da Batalha de Winterfell.

D&D, por favor não me decepcionem. Conto com vocês.

Eu te respeito, mas se você veio na minha casa falar mal da minha família ou de Daenerys Targaryen, você veio no lugar errado.

[Atenção: alto nível de indignação]


Depois desse último episódio de GoT, tentei acompanhar o que a galera anda comentando sobre o rumo da série nas redes, e eis que me deparo com a afirmação de que o grande vilão da série nunca foi o Night King ou a Cersei e sim a Daenerys.
Esse tipo de pensamento só revela a construção social de uma mentalidade extremamente machista. A atribuição da imagem de Daenerys Targaryen como a grande vilã de Game of Thrones utilizando argumentos de que ela é impulsiva, autoritária e está cega pela sede de poder é uma prova do quanto o sistema patriarcal está impregnado no subconsciente das pessoas, que inconscientemente atrelam a figura de uma mulher decidida, determinada, autoritária e que tem o poder como principal objetivo como errada. Principalmente, tratando-se de uma série como GoT, em que todos os aspirantes ao trono têm inúmeros defeitos e, em grande parte, compartilham das mesmas características da Mãe dos Dragões, inclusive, personagens masculinos.
Tentei debater sobre esse ponto de vista e recebi um comentário um tanto quanto curioso: que Daenerys foi personificada como um exemplo de representatividade e por conta disso, o debate acerca do desfecho dela está sendo político. Às vezes, eu acho que não assisti a mesma série que todo mundo. Tudo em Game of Thrones gira em torno de política! Varys, por exemplo, não está do lado do Jon porque ele seria um “governante melhor” e sim porque ele é manipulável, já a Daenerys representa uma ameaça aos seus interesses pessoais.
De fato, a figura da Nascida da Tormenta é frequentemente atrelada à representatividade, pois a personagem teve um desenvolvimento admirável ao longo da série, protagonizou cenas épicas e é dona de uma trajetória memorável. Sendo fã de GoT, tenho plena consciência que não estou assistindo uma novela da Rede Globo e não espero final feliz, não mesmo. Mas esperava, no mínimo, um final digno e coerente. E o que está acontecendo é a total descaracterização de uma personagem que teve um desenvolvimento fenomenal a fim de difamar sua imagem para favorecer outros personagens e para construir a figura de um herói imaculado. Isso que é inaceitável.
Até a sexta temporada, Daenerys era a monarca perfeita segundo Maquiavel: amada e temida. O erro de Daenerys foi seguir os conselhos de seus homens à risca, sem ponderar os riscos. O erro dela foi escutar h o m e n s. O erro dela foi confiar demais. O erro dela foi ser ovelha, não dragão. O erro dela foi ser mulher, em um mundo (que reflete o nosso) em que as mulheres têm o dever social de serem recatadas, misericordiosas, fiéis e boas, em que não podem lutar por seus objetivos com unhas e dentes sem serem rotuladas como marrentas, metidas, loucas. Westeros não merece uma rainha dessas, realmente.

All men must die, but we are not men”.
I will take what is mine with fire and blood”.

O desleixo dos roteiristas com o final da série é decepcionante. O machismo velado de vocês atacando a Dany também.

Are you a sheep? No. You’re a dragon. Be a dragon” – Olenna Tyrell

Mad Queen é o seu passado!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s